A Global Citizen, empresa sem fins lucrativos, informou recentemente que tem como planejamento a criação de seis fundos de investimentos, com o valor de até US$ 1 bilhão cada, voltados para a área ambiental e social de países em desenvolvimento.
Com os Global Citizen Impact Funds pode acontecer uma facilitação no preenchimento da lacuna do financiamento para os países mais pobres que buscam seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 das Nações Unidas. De acordo com o diretor de políticas da Global Citizen, Mick Sheldrick, para atingir as metas da ODS os países com piores condições precisam de aproximadamente 400 bilhões de dólares por ano, o que não acontece atualmente.
Os fundos estão sendo criados com a ajuda do parceiro NPX e juntariam investidores e filantropos através de um modelo de financiamento que pode ser escalável.
A previsão é de que em seis a nove meses a captação de doadores seja feita até que a quantidade de 25 milhões, no mínimo para cada fundo, seja atingida.
Dessa forma os investidores direcionariam a quantia para as ONGs pensando em chegar nas metas. Em casos positivos e com investimento sendo bem-sucedido, o fundo entregaria o dinheiro doado para as ONGs com a intenção de reembolsar os investidores. Assim haveria uma devolução de 5% a 6% para os doadores e a ONG teria um pagamento de incentivo.
A ideia dos outros fundos é se concentrar na melhoria da alfabetização, no acesso de água potável, na redução do quadro de pessoas e mulheres em estado de pobreza, no tratamento da malária, entre outros tópicos.
Fonte: Money Times