ESG washing: por que é importante se desvincular do termo

ESG washing: por que é importante se desvincular do termo
Ao perceberem que não estão atuando com nenhum dos pilares da agenda muitas instituições acabam seguindo para o caminho do ESG Washing.

Share This Post

Muito se fala da agenda ESG (boas práticas sociais, sustentáveis e de governança corporativa) e sua importância para as empresas. No entanto, ao perceberem que não estão atuando com nenhum dos pilares da agenda muitas instituições acabam seguindo para o caminho do ESG Washing.

A tríade visa preservar o meio ambiente, garantir os bem-estar da população e do sistema interno das empresas, assim como assegurar que os direitos humanos sejam seguidos, e por isso, trazem benefícios para as instituições a longo prazo. Por ser um tópico de extrema relevância acaba servindo como um diferencial entre as empresas, separando aquelas que se preocupam com as questões atuais das que não.

Conceito

Com isso em vista, podemos concluir que a expressão ESG Washing diz respeito a todas as instituições que disfarçam a falta das ações mentindo em relatórios ou em declarações sobre a realidade do seu negócio.

Outros termos comumente usados para casos semelhantes são o greenwashing, pinkwashing e bluewashing que se relacionam com a ação de divulgar informações falsas sobre a marca atrelando ela a práticas sustentáveis, as causas LGBTQIA + e governança corporativa responsável, respectivamente.

Ao proferir esses discursos simulados as empresas acabam não identificando as consequências negativas de imediato. No entanto, elas são muitas e acabam afetando a reputação e o bem-estar da marca, levando-a a perder seus clientes e prestígio no mercado.

Para além da perda interna, os praticantes do ESG Washing acabam esvaziando o sentido das práticas que possuem tamanho destaque por serem impactantes tanto nacionalmente quanto mundialmente.

Importância de se aprofundar no assunto

Antes mesmo de tentar incluir a tríade na rotina é importante que empresas, ou ainda os setores públicos, tenham conhecimento aprofundado sobre o assunto. Se especializar no tópico ajudará na construção de um plano de ação adequado para as instituições e suas prioridades.

Sabe-se da força que assuntos como práticas anti-racistas, combate a homofobia, e eliminação do trabalho escravo possuem para os consumidores, que utilizam estes parâmetros no momento da compra.

É preciso, portanto, que as empresas visualizem a potência de tratar esses com a seriedade que necessitam, visando mais do que o ganho financeiro – apesar dessa ser uma consequência encontrada com a sua utilização.

Benefícios encontrados com a boa adoção da agenda ESG

● Se manter em legalidade por meio das ações de governança;
● Gerar benefícios ao meio ambiente através de práticas sustentáveis;
● Ganhar reconhecimento no mercado e virar uma referência;
● Contribuir para um mundo mais justo e igualitário;
● Mais chances de atrair olhares de investidores.

Assistência de um time especializado

Ao conhecer os benefícios que um ESG correto pode trazer para todos os envolvidos, atuantes e consumidores, é comum que dúvidas sobre como aplicá-lo na prática surjam. Para sanar todas elas, as empresas em questão precisam do auxílio de um time multidisciplinar que conseguirão ajudar na construção de um plano.

A partir de uma consultoria personalizada será possível entender os comportamentos da empresa, pontos sensíveis e a melhorar, metas e objetivos, para que seja construído um planejamento e (após aplicação) um relatório de atuação.

O Práticas ESG é uma matriz presente no mercado que garante a realização de todos os passos citados acima para a garantia de uma boa aplicação da agenda. Saiba mais sobre os serviços entrando em contato pelo site.