Nos últimos tempos, o conceito de ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança) está em alta no mercado corporativo. No setor de cooperativismo esses conceitos e diretrizes já fazem parte do DNA.
Dessa forma, enquanto os demais negócios do mercado, que se posicionam favoravelmente à sustentabilidade estão em uma corrida para adequar suas políticas e práticas nesse sentido, o cooperativismo tem apenas afirmado suas propostas e programas nesse contexto.
Avanço nos negócios através da sustentabilidade
Práticas do Sistema Ocemg, signatário do Pacto Global da ONU desde 2018, servem como exemplo de estratégias. Essa conduta representa e fortalece o compromisso com os principais valores universais que têm relação com os direitos humanos, trabalho e meio ambiente, com o intuito de contribuir no enfrentamento dos grandes desafios sociais.
Todas as atividades ligadas à área de educação do Sistema Ocemg possuem o objetivo de confirmar o direcionamento alinhado às boas práticas de sustentabilidade para além da teoria, pensada como ponto fundamental para avançar nos negócios e como sociedade.
LEIA MAIS:
- Europa: centenas de fundos ESG podem ser reclassificados por não cumprirem regras
- Braskem investe US$ 150 milhões com agenda ESG
Vale destacar o investimento perene do Sistema Ocemg, desde 2013, no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que se mostra cada vez mais importante do ponto de vista da adoção e direcionamento de boas práticas de gestão.
Além disso, é disponibilizado ao público cursos sobre capitalismo consciente voltados para a liderança, um dos temas essenciais do PDGC, sendo um exemplo claro de iniciativa fundamental da governança tão citada no ESG.
Reflexos para a sociedade
Apesar de ser considerada uma sigla nova, o ESG já é comum para o setor.
Através do Dia de Cooperar (Dia C), desde 2009 o S do ESG é trabalhado, beneficiando anualmente milhares de pessoas em diferentes ações pelo país. A questão também é trabalhada com o público interno: cooperados, colaboradores e dirigentes.
Aspectos ambientais
Já no E do ESG, sigla que engloba práticas voltadas para o meio ambiente, o destaque vai para o Programa MinasCoop Energia do Sistema Ocemg. O Programa atende diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, mas que coloca em evidência especialmente o de número 7 – sobre o acesso à Energia Limpa.
A iniciativa vem sendo fomentada, propondo investimentos na geração de energia fotovoltaica, tendo como base os pilares: econômico – visando a redução de custos e a economia de recursos –; ambiental – focado na geração de energia limpa propriamente dita –; e social – voltado para suprir a necessidade energética de entidades filantrópicas de Minas Gerais.
Fonte: O Tempo
Autor: Ronaldo Scucato
(*)Ronaldo Scucato é presidente do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais)