O mercado de carros elétricos no Brasil registrou um crescimento recorde de 91% em 2023, com as vendas somando 93.927 unidades, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O desempenho foi impulsionado por diversos fatores, incluindo o aumento anunciado do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro. Essa medida provocou uma antecipação nas vendas durante o último bimestre de 2023.
Os veículos plug-in (com recarga externa das baterias) foram os principais responsáveis pelo crescimento do mercado. Eles representaram 56% das vendas de carros elétricos leves em 2023, totalizando 52.359 unidades e superando os híbridos convencionais.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou que o crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil é um sinal de que o país está se preparando para uma transição para uma matriz energética mais limpa.
“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”, afirmou Bastos.
Fonte: Investnews