A agenda ESG é extremamente relevante para as marcas, oferecendo novas possibilidades de crescimento e evitando que obtenham riscos financeiros e legais. Os consumidores, visualizando as mudanças do planeta e movidos pelo o que acreditam, buscam atrelar seus interesses e valores com as marcas que consomem.
Dessa forma, o impacto que a adequação a tríade possui no mercado de consumo é grande, visto que, consumidores e investidores estão atentos as empresas que compreendem e integram a ferramenta ao negócio.
O olhar para as mudanças parte principalmente da nova geração, que conhece as alterações necessárias de serem feitas para a criação de uma sociedade mais igualitária e sustentável e cobram esse mesmo olhar das marcas que compram.
A relação direta entre mercado de consumo e ESG
Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2022, nomeado “Retratos da Sociedade: hábitos sustentáveis e consumo consciente”, demonstrou que dos entrevistados cerca de 74% deles aplicam hábitos sustentáveis na rotina e metade verifica se os produtos foram criados de maneira consciente.
Não somente os tópicos da sigla “E” de environmental são levados em consideração. As questões sociais, voltadas para a diversidade e para o bem-estar e saúde mental, por exemplo, passaram a ser debatidas para além do tabu que carregam.
Instituições que tem sua atuação atrelada a casos de discriminação ou ainda que utilize matérias primas sem a consciência sobre os impactos ambientais são menos valorizadas no olhar do consumidor.
Além da baixa do lucro, a maior consequência para ações do tipo é o impacto na reputação, que uma vez afetada costuma não ser possível transformar.
Investimento
Em um primeiro momento os gestores podem ter problemas para entender como alinhar as ações com os gastos já existentes. Quando criada, a ferramenta tinha a premissa de incentivar o universo corporativo a atrelar os ganhos com as ações que beneficiam a sociedade e o meio ambiente.
Dessa forma, é preciso se empenhar, e muitas vezes investir valores para obter os resultados esperados.
Como começar a incluir o ESG?
Devido a quantidade de pontos a serem revisitados é comum que as instituições obtenham dúvidas durante este processo.
O apoio de um time, de preferência multidisciplinar, é fundamental para a construção de um plano que vai levar as marcas a entender mais sobre a ferramenta e sobre suas prioridades.
Quando a tríade é verdadeiramente aplicada (sem que seja considerada de forma superficial visando apenas o lucro) as mudanças logo surgem para o bem-estar da empresa.
O Práticas ESG conta com a atuação de um time especialista para conseguir oferecer aos clientes o suporte necessário, desde o estudo das causas até o momento de divulgação das ações.
Através de consultorias personalizadas os profissionais conseguem oferecer os serviços necessários para cada caso. Conheça mais sobre a consultoria acessando o link.