Para além de boas práticas, ESG pode garantir lucro as empresas

Para além de boas práticas, ESG pode garantir lucro as empresas
As práticas ESG estão sendo cada vez mais requisitadas nas corporações de sucesso, tornando-se mais que um diferencial. 

Share This Post

As práticas ESG estão sendo cada vez mais requisitadas nas corporações de sucesso, tornando-se mais que um diferencial. 

Hoje, as temáticas que envolvem ambiental e social não se limitam mais a grupos ativistas, influenciando diretamente a vida de diferentes públicos. As empresas que estão engajadas com a tríade ESG, percebem uma mudança em seus lucros, e o investidor também é beneficiado. Quem está atento às boas práticas vem ganhando a confiança do mercado. 

O aumento em ritmo acelerado da quantidade de fundos ESG são provas disso. Esse ativos atraíram mais de US$ 185 bilhões em aportes apenas no primeiro trimestre de 2021, segundo dados da consultoria Morningstar.

  • Leia também:

Empresas de agronegócio estão unindo os cuidados com o meio ambiente a certificação; entenda

Os investidores estão motivados com as pautas da mudança climática e a busca por fontes de energia limpa. Eles enxergam oportunidades interessantes de investimento a longo prazo. 

Além da mentalidade da população e a chance de fazer algo bom, esses produtos devem ganhar novas regulamentações e estímulos governamentais. 

ESG no mercado financeiro

Para o investidor, as práticas ESG são traduzidas no valor de uma companhia e são cada vez mais essenciais para o sucesso da empresa. Visto que as novas gerações acompanham e priorizam consumir de negócios que respeitem seus valores e porque os governos, pressionados,  tendem a beneficiar os atores que trazem retorno financeiro e social ou ambiental.

Os gestores de fundos ESG estão atentos a esse tipo de ativo, que garanta retorno e boas práticas hoje, mas que a rentabilidade pode se expandir ainda mais no futuro. 

Enquanto países do mundo todo discutem a importância da preservação de reservas naturais, as empresas também voltaram seus olhos para uma produção mais consciente e sustentável a longo prazo. 

Isso não poderia ser diferente para as companhias de capital aberto. De maneira espontânea ou por pressão das críticas do mercado, as empresas listadas em bolsas globais enfrentam a obrigação de implementar práticas ESG para reduzir os impactos negativos. 

Para os investidores, forma-se um jogo de ganha-ganha com promessa forte de lucros no longo prazo.

Fonte: Seu Dinheiro